COMERCIALIZAÇÃO DE EQUINOS

INÍCIO

Uma comercialização bem-sucedida inicia-se com o consistente planejamento estratégico que começa com a seleção dos animais e vai até a divulgação e venda.

A REPUTAÇÃO

 Conquistada através da qualidade dos animais, a transparência e seriedade na negociação e culmina com o uso de canais de venda adequados e seguros. 

CREDIBILIDADE

Se constrói e não se conquista.

A construção de uma sólida credibilidade requer seriedade, veracidade nas informações, cumprimento dos acertos efetuados durante a negociação, isto é, resumindo, a credibilidade é construída através da verdade e da transparência.

A DISPONIBILIZAÇÃO DE ANIMAIS

Definir-se o critério de descarte, potros, animais adultos, já domados e adestrados etc…

Isto defini a manutenção do plantel. Se o potro ou potra não atende aos objetivos da criação, o mais lógico e descarta-lo logo, ao invés de investir recursos por três anos ou mais, o que só faz encarecer o manejo, sugerindo preços elevados, acima das qualidades apresentadas pelo animal.

INTERESSE

É um equívoco pensar que só se vende animais para pista (competições), existem clientes interessados na aquisição de exemplares para cavalgadas, passeios, lida na propriedade e prática de esportes.

PREPARAÇÃO

Prepare animais adequados às diferentes utilizações, pois isto facilita a venda e define preços com maior assertividade.

Apresente animais bem cuidados, quanto a alimentação, higiene e condicionamento físico.

Deixe claro possíveis defeitos que o animal apresente.

Informe com clareza sobre a documentação.

Se optar por intermediador, escolha-o com critério, especialmente quanto a honestidade, seriedade, reputação e atendimento profissional ao cliente.

DOCUMENTAÇÃO

Cuide para que o animal esteja livre e desembaraçado para a transferência de propriedade, que a documentação esteja em ordem, inclusive documentos sanitários.

VENDA

Escolha a forma de venda, se Leilões (hoje em grande parte virtuais), feiras, plataformas online, redes sociais etc…

Ofereça um bom atendimento, nunca deixe um possível comprador sem resposta.

No caso de vendas a prazo, jamais deixe de efetivar contrato, no qual deve figurar todas as condições da negociação.

Busque sempre orientação profissional, o cliente não compra somente o produto, compra sua postura, sua disponibilidade, sua atenção, sua verdade, a forma como o produto é apresentada etc…

Uma boa venda fideliza e garante a melhor e mais segura propaganda, de alcance reduzido, porém eficiente, eficaz e o mais importante, forma credibilidade.

A venda com preços acima da realidade e das condições do animal afasta compradores, desilude aqueles que adquiriram e não fomentam a raça.

O criador regular perde, pois quanto maior a quantidade de novos criadores mais aquece o comércio.

Para melhores preço, necessário se faz agregar-se valor.

REPUTAÇÃO

Não deve ser criada só para a pessoa do comprador ou intermediador, também para seu haras ou fazenda.

FONTE

Base internet a quem pertencem os méritos das publicações originais, texto próprio.

Edi Mendonça – Belém/PA, 23 de maio de 2025

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